sexta-feira, 20 de agosto de 2010

E a imprensa?

As informações sobre o futebol chegam até as pessoas quase sempre pela imprensa. É lamentável, no entanto, que a imprensa brasileira, em geral, seja tão ruim! Quando digo ruim, aí incluo o despreparo dos profissionais, suas incoerências, seus conchavos, perseguições, revanchismo, etc.

Creio que a imprensa esportiva precisa trabalhar em duas frentes. A primeira diz respeito aos jogos e campeonatos, discutindo esquema tático, alternância de jogos, qualidade do jogador, jogadas ensaiadas, jogadas inesperadas, substituições, atuação do técnico, treinos, escalações desempenho dos árbitros, enfim, tudo aquilo que tem a ver com os jogos. A outra frente deveria trabalhar as questões políticas, sociais, econômicas, culturais e até religiosas que envolvem o futebol. A segunda frente é muito mais difícil.

Quando a gente lê jornais e revistas brasileiras, percebemos a péssima qualidade, em geral, dos textos sobre os jogos e, ainda pior, quando analisam os demais aspectos. A coisa melhora um pouco, na imprensa dita especializada.

Faço aqui uma ressalva que o Brasil possui EXCELENTES jornalistas. Daqueles que conseguem transitar em todos os níveis do esporte, investigando, informando e analisando. Uma pena que sejam tão poucos.

Eu tenho o privilégio de acompanhar futebol através dos canais ESPN e SporTV que possuem grande parte dos melhores profissionais do ramo no Brasil e, mesmo assim, estou insatisfeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ler também

Related Posts with Thumbnails