segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O Clube, O Time, a Torcida

O que diferencia um clube de futebol de um time de futebol?


Para mim, o clube é ums instituição perene, mudam os dirigentes, os funcionários, os atletas, mas ele existe. O time é temporário, depende do entra-e-sai dos dirigentes, funcionários e atletas.

Nessa perenidade e temporalidade está a torcida. Dividida entre o clube e o time. Segue o clube acima de quase tudo, ama e odeia o time dependendo do momento. Alguns clubes tem na sua torcida o seu maior patrimônio. Caso de Flamengo, Corinthias e Bahia que praticamente não possuem outro patrimônio.

Venho acompanhando não tão de perto, mas com grande interesse os últimos 5 anos do Santa Cruz. Vi seus 3 rebaixamentos seguidos (da série A para a série D) e seu segundo ano na série D.

O time se depediu do campeonato da série D no domingo 12 de setembro de 2010 deixando o clube por, no mínimo, mais 1 ano nessa situação. Ao terminar sua participação contra o pouco expressivo Guarany de Sobral (do Ceará), o que mais se comentou foi a frustração da torcida. Principalmente porque o time apresentou a terceira maior média de público de todos os participantes dos quatro campeonatos brasileiros. Um grande jornal pernambucano já havia estampado a manchete em uma de suas edições: “Multidão Futebol Clube”.

Eu não tenho a menor dúvida que o Santa Cruz na série D é péssimo para o futebol pernambucano e, por consequencia, para o futebol brasileiro. Também não tenho dúvidas que em 2011 a torcida estará em campo e, dessa vez, querendo ter a maior média de público e não apenas o modesto terceiro lugar.

Isso acontecerá porque o clube Santa Cruz tem na sua torcida seu único orgulho nesse momento e a torcida tem nela mesma a única forma de se consolar.

Longa vida ao clube Santa Cruz, melhor sorte e competência para o próximo time do Santa Cruz.

Quanto a torcida?

3 comentários:

  1. Mesmo sendo eu um otimista, fiquei verdadeiramnte triste. Coloquie uma pausa no blog que criei para o Santinha por falta de notícias boas para veicular. Viver eternamente do passado nao dá!

    ResponderExcluir
  2. Pois é... eu acho que falar do passado é algo muito bom, mas viver dele é melancolia... próximo ano teremos o Petrolina na primeira divisão do pernambucano e aqui já se discute os jogos contra os três grandes de Recife... espero que Recife mantenha os três grandes por algum tempo e que se reduzir para dois, não seja por causa do Santa Cruz...

    ResponderExcluir
  3. Três grandes? Pernambuco agora tem dois médios e um pequeno! kkkkk

    ResponderExcluir

Pode ler também

Related Posts with Thumbnails