segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Pra ser sincero...


Pra ser sincero, eu gosto dos Engenheiros do Hawaii. Não está no meu Top – 5 de bandas nacionais, mas certamente ocupa um lugar no Top -10.
Acabo de ler "Pra Ser Sincero" de Humberto Gessinger e confesso que foi uma das leituras mais agradáveis dos últimos anos. Interessante que só o adquiri o livro porque estava com um crédito na loja e não achei outra coisa mais interessante naquele momento.
Dividido em três partes, a primeira é uma auto-biografia leve e descompromissada. Humberto narra sua história como quem bate um papo numa tarde de sábado à beira da praia. Há trocadilhos e metáforas, marca de suas letras, por isso soa exatamente como ele. Não há aqui um ghost writer por trás. É como a letra de uma música, mas feita em prosa. Divide sua vida em anos, desde a infância até 2009, o que mais chama atenção, é como ele vê e interpreta a vida. Em vários momentos, ele disse exatamente o que sinto, mas não são assim os letristas?


(Obs: fiquei com muita vontade de colocar os trechos que mais me agradaram, mas acho que eles precisam ser lidos tal qual estão no livro. Transcrevê-los pode tirar um pouco do seu impacto no leitor)
Na segunda parte há várias letras de músicas com comentários do próprio Humberto. O momento mais voltado para os fãs é a terceira parte com o texto de Luis Augusto Fischer que mais parece um prefácio. Aliás, é um prefácio, mas colocado no final (Não, não é um pósfácio). Ressalto ainda o excelente trabalho gráfico que se assemelha a uma revista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ler também

Related Posts with Thumbnails