sábado, 18 de maio de 2013

Um caos anunciado ou A culpa não é da natureza


Os relatos sobre a grande chuva em Recife em 17 de maio tomaram conta das redes sociais, as pessoas postavam informações, fotos e sugestões para que outros não sofressem com os seus impactos. Uma solidariedade que não se vê normalmente no mundo real. Mas se a maneira de se comunicar é nova, o problema é tão antigo quanto o próprio Recife e aqui destaco dois pontos:

1 - Impressiona ver as pessoas discutindo o impacto da chuva sem nem mesmo questionar que seus impactos não são “culpa” da natureza. Ora, culpar a natureza apresentando números é, no mínimo, cretinice! O que aconteceu com Recife não é novidade! Sabemos que no passado isso ocorreu e no futuro vai continuar acontecendo se o Estado não atuar de maneira efetiva para minimar os impactos e
2 - chama atenção o poder público não alertar a população sobre o que vai acontecer. É possível prever esse tipo de chuva e alertar a população para que ela se prepare. Ao não fazer isso, você coloca as pessoas em risco de morte! Ou, no mínimo, transtornos e danos materiais. Precisamos criar uma cultura de prevenção.

Por fim, vejo que a situação tende a piorar. Infelizmente, estamos mais preocupados com o estádio da Copa do que com a qualidade de vida das pessoas (algumas até se divertem “contando vantagem” em como enfrentaram o problema com tanta “astúcia”); a grande imprensa que tanto bate em alguns temas, nesse apenas mostra os estragos sem análise e, por fim, estamos cada vez pior de governante, se antes tínhamos opções na oposição, hoje percebo um nivelamento em descompromisso com a população.

Agora, uma sugestão para quem vive em Recife, faça uma pesquisa com todas as gestões e suas ações para minimizar de maneira perene os impactos das chuvas na cidade! Verão que muitos ainda estão politicamente na ativa e ocupando cargos... Uma lástima!

Um comentário:

  1. Eu, que em outra ocasião fiquei na rua, dessa vez não me arrisquei a enfrentar o temporal. Felizmente nas escolas não houve aula. Recife não tem estrutura para suportar períodos de chuva. Triste!

    ResponderExcluir

Pode ler também

Related Posts with Thumbnails