sexta-feira, 26 de julho de 2013

Entre consumo, consumo e consumo

Consumimos tanto que parece que esse é apenas o sentido de se viver: trabalhar, ter dinheiro, comprar coisas e depois trabalhar... um ciclo que se autossustenta e nos conforta. Quem quer algo precisa comprar (ou roubar) e as novidades pulam em nossas caras. Então foi a TV, a TV à cores, a TV grande, Plasma, LCD, LED, 3D... Pra cada coisa, há uma “evolução” tecnológica e de usos.
Em busca do consumo infinito, nem pedestres podemos ser. Afinal, carros são itens de verdadeira adoração e as cidades cada vez mais cheias deles e de pessoas que reclamam do preço do combustível, tráfico e péssima educação dos motoristas, problemas que não existiriam se tivessemos menos carros.
Isso me chamou atenção ao visitar Miami, talvez a cidade mais consumista dos EUA. Lá, praticamente não existe calçadas!! Se queres andar, só em locais predeterminados onde haverá lojas para você consumir... Tentei fazer o tipo de turismo que gosto, entre pessoas normais, usando transporte público e indo à lugares onde os residentes gostam de ir... Foi em vão! 
O que vi foi uma corrida frenética para adquirir algo que você nem sabia que existia até aquele momento. Pessoas que ficam a maior parte do tempo dentro de carros e os Malls! Consome-se eletrônicos, comidas, roupas, praias, sonhos... O conforto está diretamente ligado ao quanto você pode comprar...

E consumindo, você vai vivendo, até ficar idoso e ir jogar dominó no shopping (com ar condicionado e  fast foot). Aliás, foi essa cena que presenciei duas vezes – em horários e dias distintos – mas com as mesmas pessoas. Aqueles idosos consumiram tanto, que aparentemente só sabem curtir a vida dentro de um shopping...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ler também

Related Posts with Thumbnails