terça-feira, 17 de setembro de 2013

Comic con Montreal 2013

Desde que alguém me disse que eu era um nerd, fiquei pensando se isso seria verdade. Se sou ou não, pouco importa pra mim. Mas algumas coisas de nerd eu realmente tenho. E uma delas era a vontade de ir à Comic Con. Na impossibilidade financeira de chegar em San Diego, me contentei com a de Montreal.
Lá estavam centenas pessoas fantasiadas (ops... com Cosplay) de vários personagens, alguns muito bem feitos e outros engraçadamente ridículos; expositores de gibis (ops... comic books); vendedores de bonecos (ops... action figures), camisas e souveniers de todos os tipos. Exposição das mais variadas como um DeLorean; os selos canadenses do Superman e os novos jogos do Play Station, além de dezenas de estandes com tudo que se pode imaginar de cultura nerd. Um paraíso do consumo!

E como tudo se consome, o que mais me chamou atenção foi a venda de celebridades. Uma venda quase literal, um produto imediato e, aparentemente, inesgotável. Afinal, quantos autógrafos e quantas fotos uma pessoa pode proporcionar?

Via-se estandes com nome de artistas, o preço do autógrafo (!) e da foto com ele(a) (!!!). Por CDN$45 ou CDN$65 era possível ter um autógrafo de Christoffer Lloyd (Doc Brown de De volta para o futuro), Lou Ferrigno (o Hulk da telesérie) ou tantos outros que nem conhecia. Estavam lá sorridentes para quem quisesse "comprar" alguns minutos em sua companhia.

No meio de todos, me chamou atenção a Gillian Anderson (Dana Scully da série Arquivo X), não só pela sua beleza incomum, mas pelo seu total desconforto com a situação. Visivelmente deslocada e sem saber muito o que fazer, dava sorrisos amarelos enquanto ouvia elogios dos fãs. Talvez pensando em uma carreira pela frente, ali parecia o início do fim ou uma sobrevida, como George Takei que nunca fez nada além das péssimas atuações como Sulu em Star Trek e hoje vive desse passado. Afinal, Mrs. Anderson, vender autógrafos para seus fãs deve ser algo realmente incômodo. Um autógrafo deve ser algo conseguido com uma história de astúcia ou acaso e não uma longa fila e algumas dezenas de dólares. Ainda bem que não temos isso no Brasil!

O melhor momento para mim foi ver um debilitado David Prowse, o cara que vestia a roupa de Darth Vader, andando com dificuldade pelos corredores do evento e sendo aplaudido. Na hipérbole do consumo nerd, o melhor momento foi de graça (para ele e para todos os outros)!


 Ah, como um nerd, comi shawarma:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ler também

Related Posts with Thumbnails